Etapa final da Copa Carioca movimenta SHB neste final de semana

Vai ser dada a largada da etapa final da Copa Carioca na SHB

Provas com peso duplo valendo para o campeonato e    Seletiva Regional para a final “BH do Futuro”

Provas com peso duplo valendo para o campeonato e Seletiva Regional para a final “BH do Futuro”

Com  mais de 200 cavalos, um sucesso absoluto de inscrições, o torneio mais charmoso do Rio de Janeiro chega a seu final com a 3ª Etapa na Sociedade Hípica Brasileira, neste sábado e domingo, 11 e 12 de junho.  Além de revelar os grandes campeões dos Cavalos Novos e  Amadores, esta etapa, Interestadual, terá também uma série extra, para Júniors, Young Riders e Sêniors, com duas provas a 1.35m.

 Nas  séries de Cavalos Novos haverá ainda mais uma das 4 seletivas para a final do BH do Futuro. Serão 3 vagas para cada idade. Os 3 finalistas das series de 4, 5, 6, 7&8 anos, terão suas inscrições isentas de pagamento na final do “BH do Futuro”.

Nas provas desta  Etapa Final do Campeonato, os pontos obtidos pelos conjuntos têm peso 1,5 nas provas de cronômetro e peso 2,0 nos Grandes Prêmios, em todas as categorias.  A pontuação dos Cavalos Novos de 4, 5 e 6 anos é por pontos perdidos e  7/8 anos segue classificação na prova (contagem olímpica).

Para o  Campeonato de Amadores e Cavalos Novos 7/8 anos , em caso de empate na Classificação Geral do Campeonato após a Etapa Final, será usado como critério de desempate o maior número de vitórias nas provas do Campeonato. Persistindo o empate, será considerada a melhor classificação na última Etapa do Campeonato.

Para o campeonato Cavalos Novos 4 e 5 anos o desempate será ao tempo ideal e na CN 6 anos se dará ao cronometro . A Pontuação para a série de Cavalos Novos  será atribuída ao cavalo, independente do cavaleiro.

E, na Série Amador,  será revelado o vencedor do troféu perpétuo” Rodolphão”. Homenagem ao amigo e cavaleiro amador Rodolpho Figueira de Mello. O Conjunto Campeão da Copa Carioca nesta categoria receberá uma réplica do Troféu Perpétuo e terá seu nome inscrito no original.

O ranking parcial, até agora, é o seguinte:

Cavalos Novos : 4 anos – Liarada Mystic Rose, 5 anos – Harley, 6 anos – Doris, 7/8 Anos – Natividade

Entre os Amadores B Aberto Regis Távora vem na liderança com 49 pontos contra 45 de Antonio Carlos Medeiros Rocha. Diferença Pequena. Na  série Amador A, Marcelo Lemos está disparado na frente com 74 pontos e entre os Amadores, a principal categoria do torneio, Gilberto Solanês continua na frente com 63 pontos. O segundo é o Capitão Estevão Grossi com 55 pontos, seguido de Carlos Frederico Smolka, com 50 e  Marcio Terreso com 47. E, finalmente, entre os Amadores Top Gustavo Padilha ocupa a liderança isolada com 74 pontos somados.

A Copa Carioca de Amadores e Cavalos está em sua quarta edição e tem organização de Feerj, Paulo Figueira de Mello e Stud Nacume, de Zeka Palhares. O evento conta com o apoio de Osklen, Limpart, Village Mall e Paddock.   As provas são abertas ao público e podem ser acompanhadas ao vivo online pelo site www.shb.com.br. Mais in formações, programa e ordens de entrada nos sites  www.copacarioca.com.br e www.feerj.com.br.