Carioca Pedro Backheuser é o líder da Seletiva Júnior do Campeonato Sul Americano

Depois de três pistas sem faltas no CSN da Juventude do RJ, o cavaleiro termina a primeira seletiva na frente, com apenas 1,02 pontos perdidos  

O carioca Pedro Backheuser nem precisou saltar o seu principal cavalo, Q´Pleasure, neste domingo. Com os resultados dos três percursos dos dois primeiros dias, ele terminou a primeira das três seletivas nacionais para o Campeonato Sul Americano de Júnior, na frente da disputa. E, de lambujem, ainda foi vice-campeão da etapa, o CSN da Juventude do Rio de Janeiro, que reuniu mais de 50 jovens de todo o Brasil e terminou neste domingo, na Sociedade Hípica Brasileira, desta vez montando Quântico. O vencedor  do  CSN foi o paulista Pedro Ergoroff, que apresentou Wangu Cooper e também, em ótimo desempenho, não cometeu nenhuma falta nos três dias de competição.  Em terceiro chegou outra representante do Rio, Maria Fernanda Artmann Severo, com Zortin Jr. Entretanto, para a contagem da seletiva, um percurso dos quatro que foram saltados deve ser descartado, com exceção da prova de caça do primeiro dia. E como Pedro foi melhor na abertura, mesmo sem apresentar Q´Pleasure no último dia, acabou ficou na frente.

“Estou muito feliz. O Pleasure estava sem competir desde o Brasileiro do ano passado, em junho, quando se machucou. Desde então, tratamos ele e preparamos para ele voltar para esta seletiva. Nunca imaginei que ele estaria tão bem e terminaríamos na frente”, festejou o jovem carioca de 18 anos. “E o Quântico também foi uma grata surpresa. Comecei  a competir com ele apenas este ano, e já tivemos um ótimo resultado”.

Segundo Pedro, o projeto deste ano, seu último ano na categoria  Júnior, é fazer bons resultados  no Campeonato Brasileiro da categoria,  que será disputado em julho em Porto Alegre, no Campeonato Sul Americano, em outubro, na Argentina  – que ele perdeu no ano passado porque o cavalo tinha machucado – e nas Seletivas do Troféu Hermés, cinco ao longo do ano,  que tem como prêmio uma clinica nos EUA com o campeão olímpico Rodrigo Pessoa.  Para a formação das equipes brasileiras para o Campeonato Sul Americano são três seletivas: esta do Rio de Janeiro, uma em Brasília e uma em Curitiba.  Para a formação das equipes, os pontos de duas dessas seletivas são somados aos do Campeonato Brasileiro, que é obrigatório.

Foram disputadas também  neste final de semana, na pista Roberto Marinho, as seletivas das categorias Pré-Júnior e Mirim. Foi o seguinte o resultado final de Pré Júnior. O campeão da etapa foi Matheus Santana  com Poete de Preuilly,  a vice campeã foi Juliana Salles Amaral de Almeida com  Bien Stelle, e em terceiro ficou Daneli Miron  que montou  SL Olada. Todos de São Paulo .

Entre os Mirins, empataram na primeira posição do campeonato Philip  Greenlees e Avignon Z e Maria Luiza Martha da Silva Vieira com SPBR Wonder Z , ambos de São Paulo.  E em terceiro lugar ficou  Lis de Paula Lacerda com Amadore, de Minas Gerais.  A representante do Rio de Janeiro, Maria Pinheiro, chegou na quinta posição, com Badajós.

 

Devido às fortes chuvas que prejudicaram o piso da pista Roberto Marinho, as provas da segunda etapa do Ranking da SHB, que seriam disputadas na tarde deste domingo, foram adiadas para uma data ainda a ser marcada.

Na noite  de sábado foi disputado o Mini Grande Prêmio, valido para o Ranking de Sênior Especial da SHB  vencido por Rodrigo Sarmento com o seu super rápido Calvorado. Em segundo lugar, voltando às pistas em grande estilo, Waldir Pereira Junior e seu Chello Z que foram seguidos de Alexandre Gorberg com Cariano. E no Amador B, venceram Luis Felipe Conde e Fabina.

Todos os percursos do final de semana levaram a assinatura da armadora internacional Lucia Faria Alegria Simões.  Resultados completos  no site da SHB e da FEERJ.