Antonio Gouvêa Vieira vence o Clássico da 4ª Etapa do Ranking SHB

Montando Ugolini, o cavaleiro amador top da casa foi o mais rápido sem faltas na segunda volta da prova principal desta etapa

Foi do cavaleiro amador top da casa, Antonio Gouvêa Vieira, montando Ugolini, a grande vitória no GP Clássico que encerrou o primeiro dia da 4ª Etapa do Ranking SHB 80 anos, neste sábado, na pista Roberto Marinho. Em segundo chegou Paulo Stewart com Verdi e em terceiro, Gustavo Padilha e Brooklin, todos amadores. Dos 18 que largaram na primeira volta com obstáculos a 1.35m, cinco se habilitaram ao desempate. O menor tempo foi de Padilha, 29.97s mas um leve toque na saída do duplo lhe tirou vitória. Vieira entrou para uma pista conservadora e conseguiu terminar sem faltas em 34.29 e foi seguido de Stewart, também com percurso limpo, em 39.65s. Com esse resultado, Gustavo Padilha passa a liderar a contagem parcial do Ranking de Sênior Especial com 49 pontos somados.

“Estou montando esse cavalo desde o começo do ano”, explicou o vencedor. “Antes ele estava com o Fabio Leivas, competindo em Wellington. Agora, os planos são Campeonato Carioca de Amador Top e Brasileiro de Amador de Amador Top, ambos na Hípica Carioca”, disse Vieira, muito contente com resultado.

Nas provas de Cavalos Novos, disputadas ao longo do dia, entre os seis anos, o melhor produto foi Hércules, conduzido por Rodrigo Cunha, nos cinco anos, cinco animais empataram na primeira posição sem faltas e entre os quatro anos, Catira VII Jmen chegou na frente.

O destaque deste sábado foi a apresentação da Escola de Volteio da Hípica Centauro, pioneira no Rio de Janeiro na introdução desta modalidade internacional, chancelada pela Federação Equestre Internacional. As alunas de 4 a 30 anos da idade mostraram suas diferentes habilidades na linda ginástica artística sobre o cavalo em movimento. A última a se apresentar, numa participação especial entre as alunas da escola, foi Paula Salles Ferreira, amazona amadora da Sociedade Hípica Brasileira, que integrou a equipe brasileira de volteio no Campeonato Mundial de Aachen, na Alemanha, em 2006.

As provas deste sábado valeram também para a segunda das nove Seletivas Regionais do Cavalo Brasileiro de Hipismo, que classifica os três primeiros colocados no geral de cada categoria para a grande final do Potro do Futuro.

A outra novidade desta etapa é a entrada da SHB na era da sustentabilidade,  inaugurando  projeto inédito de reciclagem. Como forma de conscientização e para estimular a reutilização de medalhas e escarapelas, muitas vezes descartadas, a partir de agora, todas as competições do clube terão uma urna ao lado da premiação para recolher os prêmios excedentes. Quem não precisar de escarapelas, medalhas ou ambas, é só depositar na urna que estas serão reaproveitados.

Os 80 anos da SHB estão sendo comemorados ao longo de todo o ano de 2018 e cada etapa do Ranking deste aniversário vai homenagear uma década de vida do clube.  Para todas as etapas estão previstas exposições de carros, de artistas contemporâneos e fotografias, além de eventos gastronômicos e musicais.

Neste domingo, é a vez de Iniciantes, amadores, categorias de base, jovens cavaleiros e da série principal, com o GP Ranking SHB.   As próximas duas etapas acontecem em 18 e 19 de agosto e 22 e 23 de setembro.

Os percursos desta etapa levam a assinatura de Raphael Ferrarez.  Informações completas, ordens de entrada e resultados podem ser conferidos no site da SHB. As provas do Ranking SHB 2018 têm transmissão ao vivo e resultados online, em tempo real. Confira tudo em www.shb.com.br. Ou baixe o aplicativo disponível para Androide e IOS e não perca nenhuma ação do Ranking 2018.

O Ranking SHB 2018 tem patrocínio de Total, AGO MERCEDES-BENZ, Grupo Sabemi, Village Mall, Multiplan e Sportv e apoio Veteran Car Club do Brasil, Japiassu e AD Life Style, Portal do Oriente, Maison du Cavalier, Osklen.

Resultados:

SÁBADO – 23.06.2018

CLÁSSICO – Sr. Especial e Junior (RK) ABERTA

1-      ANTONIO GOUVÊA VIEIRA/UGOLINI/SHB

2-      PAULO STEWART/VERDI/SHB

3-      GUSTAVO PADILHA/BROOKLIN/SHB

4-      PEDRO MONTEIRO/HALINA/SHB

5-      NICOLE GARCIA/CARLOS/SHB

6-      RODRIGO ROLL/CHALINA/SHB

ESCOLAS 0.50M x 0.70M

1-      HUGO LIDIZIA/ SÃO LOURENÇO TESSA /PGC

2-      GUSTAVO ZONINSEIN/ SÃO LOURENÇO/ RED STAR/ PGC

3-      MATHIAS GUIMARÃES /SÃO LOURENÇO MILENIUM/ PGC

ESCOLAS 0.70M x 0.90M

1-      BERNARDO MATOS/ DIAMANTE /ESC SHB

2-      BÁRBARA CARVALHO /POPÓ /ESC SHB

3-      PINHEIRO AMORIM /DIAMANTE/ ESC SHBG

Masters

1-      ALDO RUSSO/ KLR CHADRON/ SHB

2-      FRANCISCO AUGUSTO PRATA RAMOS /BULGARY /SHB

3-      SYDNEY SANCHES/ VERNON /SHB

Principiantes

1-      VICTORIA CASTRO /BILLY /SHB

2-      MATHEUS GOUVÊA /HÉRACLES/SHB

3-      JULIANA GADIOLI /AS GOOD AS IT GETS/ MFC

Cavalos Novos 04 anos

1-      CATIRA VII JMEN. (BH)/ WALDIR PEREIRA DE SOUZA JUNIOR/ MS

2-      CARTAGENA (BH) /MARCELO GRANADEIRO / SHB

Cavalos Novos 05 anos

Empatados sem faltas:

COMIC (BH) /MARCELO GRANADEIRO / SHB

NEVADA /TIAGO MESQUITA /SHB

TINKA S GIRL SANTA CECÍLIA (BH) /TIAGO MESQUITA / SHB

CONDE FLORES (BH)/ PATRICIA RENNÓ/ HP

VALENTINA /PEDRO HENRIQUE MONTEIRO/ MS

Cavalos Novos 06 anos

1-      HERCULES (BH)/RODRIGO CUNHA/SHB

2-      BENICIA/STEPHANIE MACIEIRA/SHB

3-      TATHIANA JMEN (BH)/RODRIGO LIMA/SHB

 

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA:

DOMINGO – 24.06.2018

08.30 horas – Iniciantes (RK) Premiação para a categoria: 0.80M x 1.00M – 1 Passagem com faixa de tempo e tempo ideal – Tab. A art. 238 5.2.3 – Velocidade 350M/M.

a seguir – Mini Mirim (RK), Jov.Cavl.B (RK) Premiação agrupada p/Mini Mirim e Jov.Cavl.B: Amador B (RK) – Premiação em 1.00M x 1.20M – 1 Passagem com faixa de tempo e tempo ideal – Tab. A art. 238 5.2.3 – Velocidade 350M/M para Mini Mirim e Jov.Cavl.B Amador B – Tab. A art. 238.2.1 – Cronômetro

a seguir – Amador A (RK), Jov. Cavaleiros A (RK), Pré Mirim (RK) Premiação agrupada: para todas as categorias: 1.10M x 1.30M – Cronômetro – Tab. A art. 238 2.1 – Velocidade 350M/M

a seguir – Amador (RK), Jovens Cavaleiros (RK) e Mirim (RK) Premiação agrupada: para todas as categorias VALES OU BRINDES 1.20M x 1.50M – 1 Desempate – Tab.A art. 238 2.2 – Velocidade 350M/M

a seguir – Novos 07 / 08 anos (RK), Amador Top (RK), Jovens Cavaleiros Top (RK) e Pré Junior (RK) – Senior (RK) – ABERTA – participa da premiação -1.30M x 1.60M – 1 Desempate – Tab.A art. 238 2.2 – Velocidade 350M/M 4 Premiação agrupada: para todas as categorias Cavalos Novos 07 / 08 anos, Amador Top, Jovens Cavaleiros Top, Pré Junior, Senior e Aberta em

a seguir – GRANDE PRÊMIO RANKING SHB SENIOR TOP (RK) e Aberta – compete na premiação em espécie. 1.45M x 1.70M – 1 Desempate – Tab. A art. 238 2.2 – Velocidade 350M/M