Hipismo

Salto

salto23

Muitos dos modernos esportes hípicos têm origem nas antigas práticas de guerra. Mesmo o teste contemporâneo de adestramento, reedição formal e altamente profissional (exige grande destreza) da arte clássica do Renascimento, deriva dos testes feitos no exércitos europeus do século XIX. Foi, todavia, o general e historiador grego Xenofonte (430-355 a .C.) quem determinou a progressão que deve ter um adestramento e definiu movimentos específicos. Saltar obstáculos é esporte muito popular e tem aplicações militares. Foi por isso mesmo introduzindo no treinamento da cavalaria italiana pelo capitão Frederico Caprilli (1868-1907), inventor do modo avançado de montar.

Na SHB o hipismo é sua razão de ser, um esporte conhecido pela elegância que surgiu do costume de nobres europeus (especialmente ingleses) ao de praticarem a caça à raposa.

Os cavalos precisavam saltar troncos, riachos, pequenos barrancos e outros obstáculos que os caçadores encontravam pelas florestas.

A criação das primeiras pistas com obstáculos exclusivamente para a prática de saltos foram montados no século XX.

A Sociedade Hípica Brasileira incentiva esta modalidade que tem o principal objetivo de estimular a integração entre o conjunto (cavaleiro/cavalo) e o bom resultado nas competições.