Lucio Osório larga com vitória em busca do bi no CSI-W de Aniversário da SHB

Conjunto vencedor da principal prova desse primeiro dia, Lucio Osório e Galipolli Ter Dorn, está no Rio para defender o título do Troféu Roberto Marinho do ano passado

 

Apenas três conjuntos dos 20 que largaram na prova principal do primeiro dia do CSI-W de Aniversário dos 81 anos da Sociedade Hípica Brasileira, nesta quinta-feira, conseguiram passar para a segunda volta sem faltas nos obstáculos ou penalidades de tempo. Outros cinco terminaram o percurso, armado pelo venezuelano Leopoldo Palácios, com apenas um ponto por exceder o tempo permitido.  Lucio Osório e sua campeã, a castanha Sela Belga Galipolli Ter Doorn foram privilegiados no sorteio e penúltimos a entrar na primeira volta, sem faltas e dentro do tempo, foram os últimos do desempate que completaram zerados em 39.58s.  Mais de três segundos abaixo do tempo do então líder Daniel Khury, que ficou em segundo com Eclides Método, 42.91s e foi seguido de Rodrigo Lima e Dehli do Santo Antônio, que acabaram desistindo do desempate.

Não poderia ser uma largada mais promissora. Campeões do ano passado do Grande Prêmio de Aniversário, Osório e Galipolli desembarcaram no Rio de Janeiro com o objetivo de gravar mais uma vez o nome no Troféu Perpétuo Roberto Marinho. E parece que, nessa pista, sob o olhar do Cristo Redentor, a dupla tem sorte:

“Estou muito feliz de largar com vitória”, comemorou o campeão. Ficamos cinco meses fora das competições e voltamos há um mês vencendo o Grande Prêmio do CSN Agromen. Eu poupei a Galipolli para vir defender meu título aqui. Largamos bem, ela está fresca e agora vamos em busca do bi”, disse mineiro radicado em São Paulo Lucio Osório.

Na primeira prova do dia, quatro dos seis primeiros colocados representavam a casa: Rodrigo Lima e Gustavo Padilha foram primeiro e segundo, Rodrigo Sarmento foi quinto e Rodrigo Cunha, sexto. Na segunda competição do dia de 1.40m, ambas ao cronômetro, o vencedor foi o paulista Rafael Ribeiro. Nesta sexta é a vez do Clássico às 17h30 além das disputas de 1 metro a 1.30m.

O Troféu Perpétuo Roberto Marinho, que será disputado no domingo, foi instituído em 1988, quando a Hípica completou 50 anos.  O jornalista e empresário que dá nome ao prêmio estava presente e entregou ele próprio a taça ao vencedor. O primeiro a ter a honra de inscrever o nome no Troféu Perpétuo Roberto Marinho, que fica em lugar de destaque no clube, bem em frente às pistas, foi o jovem cavaleiro da casa Fabio Leivas da Costa, então com 20 anos.

Apenas Fábio Leivas, Vitor Alves Teixeira, Rodrigo Ulmann Lima e Rodrigo Sarmento já ganharam duas vezes cada um. Como nem Fábio nem Victor nem Sarmento participam este ano, o único que tem chance do tricampeonato é Rodrigo Lima, que já largou no evento com vitória na prova de abertura, de 1.30m. E Lucio Osório que vai tentar o bi.

O Grande Prêmio de Aniversário, no domingo, é a última etapa do ranking da América do Sul, classificatório para a final da Copa do Mundo, que vem sendo liderado por Reynoso, seguido de Flavio Grillo Araújo e Karina Johannpeter. Os três estão no Rio para brigar pelas vagas. O GP tem transmissão ao vivo do SportV a partir das 16 horas. Nesta sexta é a vez do Clássico, em duas voltas com obstáculos a 1.45m, no sábado será disputada a final do XTC, com obstáculos a 1.40m e o GP de domingo, válido para o troféu Roberto Marinho, será em duas voltas, com obstáculos a 1.60m, altura olímpica.

Além do CSI-W estão em disputa provas do CSN e CSE, válidas para o Ranking da SHB e para o Ranking Brasileiro das categorias. Competições de todas as alturas, a partir de 1 metro.

Todas as atividades do CSI-W /CSN e CSE de Aniversário, são abertas ao público e têm entrada franca. Informações completas, transmissão ao vivo, ordens de entrada e resultados online, em tempo real, podem ser conferidos no site da SHB. Confira tudo em www.shb.com.br ou baixe o aplicativo disponível para Android e IOS e não perca nenhuma ação.

A SHB agradece o patrocínio de Total, BTG Pactual, Grupo Sabemi, Grupo AB, Village Mall, Multiplan, SporTV, Longines e apoio de Hotel Aretê, Mineirart, AD, Três Corações, Royal Horse, Japiassu, BOZ Geradores, Maison du Cavalier, Marconutra e Pouso Alto.

Resultados:

Prova 1- 1.30m – CSN – Cronômetro

1-    Rodrigo Lima/Chanta Libre do Santo Antonio/FEERJ

2-    Gustavo Padilha/Brooklin Z/FEERJ

3-    Pedro Paulo Cordeiro/Gentle Z/FPH

Prova 2 – 1.40m – CSN – Cronômetro

1-    Rafael Riberito/Up Class Girl 3k/FPH

2-    Fernando Pasmanik Schilis/Landritter do Ferolleto II/FPH

3-    Rodrigo Ulmann Lima/Ferrari do Santo Antonio/FEERJ

Prova 3 – Warm Up CSI-W – 1.45/1.50m

1-    Lucio Osório/Galipolli/BRA

2-    Daniel Khury/Euclides Metodo/Bra

3-    Rodrigo Ulmann Lima/Dehli do Santo Antônio/BRA